hidratacao1Estudos científicos nacionais e internacionais recomendam uma ingestão diária aproximada de 1,5 a dois litros de líquidos para adultos em geral. Com o avanço da idade, esta indicação passa a assumir significativa importância, considerando a maior vulnerabilidade e a probabilidade para o desenvolvimento de manifestações orgânicas de desidratação celular.

A desidratação entre as pessoas idosas relaciona-se com as seguintes causas básicas: a utilização de medicamentos que induzem ao aumento do volume urinário diário, como diuréticos e anti-hipertensivos e a redução na sensibilidade da sede, mediada pelo cérebro. Além dos já citados, o processo de envelhecimento acarreta maior ressecamento das mucosas, entre elas a oral, denominada xerostomia ou boca seca. A xerostomia explica-se pela menor produção e secreção de saliva pelas glândulas orais, considerada fisiologicamente normal, contudo facilmente corrigida desde que a necessidade de líquidos seja devidamente preenchida.

Leia mais...

alimentacao1A fim de que o envelhecimento transcorra com suavidade, sem doenças degenerativas e que até possam invalidar, o mesmo cuidado especial que temos para com os bebês, devemos ter para a terceira idade, dieta que seja balanceada, e uso de cardápio bem leve.

Nas pessoas, as características de envelhecimento variam muito de idade para idade, certo é que começamos a envelhecer desde que começamos a viver, mas para isso concorrem fatores ambientais, genéticos, e até de alimentação.

Leia mais...

chocolate1A serotonina é uma substância do sistema nervoso que transmite mensagens entre células, podendo ser, também, considerada o "prozac" natural do ser humano, uma vez que é responsável pelo sentimento de bem-estar e atua diretamente no humor.

Segundo pesquisas nos Estados Unidos e Europa, a comida e a felicidade têm uma relação mais estreita do que a aparente. Eis que o Instituto Norte-Americano de Saúde Mental divulgou pesquisas sobre alimentos anti-depressivos naturais, que ajudam a combater o desânimo. Além dos carboidratos - arroz, macarrão, pães, cereais, o chocolate, a castanha-do-pará, frutos do mar e pimenta são capazes de estimular a serotonina.

Leia mais...

agd2

Usuários registrados

Redes Sociais

btwitter1
borkut1
bfacebook1

Atendimento

Entre em contato conosco.

CLIQUE AQUI.

Visitantes Online

Temos agora:
  • 10 visitantes